Militar inativo pode fazer prova de vida por meio digital

Sabe-se que os militares inativos e pensionistas devem realizar a prova de vida obrigatoriamente, comparecendo anualmente, no mês de seu aniversário, à Organização Militar na qual está vinculado e, caso não se apresente, terá seu pagamento suspenso.

Recentemente, em 2021, após a conclusão da fase de testes, o Ministério da Defesa aderiu ao Serviço de Prova Digital desenvolvido pelo Governo Federal e tornou o procedimento digital definitivo aos militares, dispensando o deslocamento e comparecimento presencial destes.
Lembrando que a prova de vida digital também deve ser realizada anualmente no mês de aniversário.

Quem desejar realizar a prova de vida pelo meio remoto, deve seguir os seguintes passos:

  1. Realizar cadastro no aplicativo do Governo chamado Meu Gov.br.;
  2. Possuir biometria cadastrada perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou Departamento Nacional de Trânsito (Denatran);
  3. Possuir dispositivo eletrônico (celular) com acesso à câmera fotográfica, pois a comprovação é realizada através de validação facial.
  4. Se algum requisito não for cumprido, o militar não conseguirá realizar a prova de vida e deverá comparecer presencialmente à Organização Militar.

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco.

Jalil Gubiani Advogados | advogadomilitar.adv.br

#jalilgubianiadvogados #advocaciamilitar #advogadomilitar #direito #advocacia #advogada #justiça #direitomilitar #militar #forçasarmadas #forcaaerea #forcaaereabrasileira #exercito #exercitobrasileiro #marinhadobrasil #FAB

Laís Jalil Gubiani
Laís Jalil Gubiani
Laís é advogada especialista em Direito Militar. Com mais de 10 anos de experiência na defesa dos militares com muitos êxitos em diversos temas relacionado ao Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Aeronáutica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat